Entenda o que é Hipertrofia Muscular

Atualizado: 16 de Nov de 2019

Uma das palavras mais comuns na academia é Hipertrofia, mas afinal de contas o que é isso? Defini-se como hipertrofia o aumento das secções tranversais dos feixes musculares, em linhas, gerais pode ser definido como o aumento do volume da musculatura esquelética. Esse aumento de volume funciona como uma adaptação do nosso corpo para a presença de novas circunstâncias, ou seja, ao começar a treinar seu corpo necessita de mais músculos para poder efetuar trabalho com eficiência e isso é o resultado dos processos de Hipertrofia.




5 dicas para melhorar Hipertrofia Muscular.


- Adapte seu treino ao seu objetivo.

Estudos comprovam que o treinamento resistido com pesos (musculação) é uma das melhores maneiras de se atingir hipertrofia muscular. Isso porque o stress promovido pela sobrecarga nos exercícios será o responsável pelos estímulos ao crescimento sarcoplasmático.


- Descanse o tempo ideal.

A periodização eficiente dos treinos é fundamental para estabelecer os dias de descanso. Converse com seu personal e adapte seus treinos a sua rotina. Quanto mais organização você conseguir instaurar em seu planjamento, maiores as chances de conquistar seus objetivos!


- Enriqueça sua dieta!

Ao contar-se os macronutrientes em uma dieta voltada para hipertrofia considera-se em média a seguinte proporção, considerando os protocolos da DRI (Dietary Reference Intakes):

10 a 35% de proteína

45 a 65% de carboidrato

20 a 35% de gordura


- Beba água!

Todos consumimos água, mas será que ingerimos o suficiente para um bom funcionamento metabólico? Cerca de 65% de nosso corpo é formado por água, 75% do peso de nossa musculatura é composta por água e o sangue é cerca de 95% água. Com isso, observamos que a ingestão de água na quantidade ideal é fundamental para o processo de hipertrofia, visto que ela atua em todos os processos que irão garantir hipertrofia. O consumo ideal é algo em torno de 50-70ml de agua por kg corpóreo.


- Suplementação eficiente.

São inúmeros os suplementos alimentares que podem potencializar os resultados de hipertrofia no indivíduo, no entanto os destaques são para o Whey Protein (proteína extraída do soro do leite de altíssimo valor biológico) e Creatina (aminoácido que favorece a síntese de ATP´s garantindo o aumento progressivo da força e tônus muscular).


#Dicasdesaude #VempraSigma

0 visualização
  • YouTube - Círculo Branco
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Spotify - Círculo Branco