Saiba mais sobre a Creatina

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26/08/2018
          Com eficiência comprovada pela International Society of Sports Nutrition (ISSN), a Creatina é um dos suplementos alimentares mais populares dentre os atletas, praticantes de musculação e até mesmo atividades de Endurance (Triatlhon, Cilcismo, atividades de longa duração em geral).
 
          O que é a Creatina?
          A creatina é um nutriente sintetizado de maneira natural pelo corpo humano através da combinação de três aminoácidos (L-arginina, Glicina e L-metionina). Obtida atráves de alimentos como carne vermelha, peixes ou suplementos alimentares exclusivos.
 
          Qual seu efeito no organismo humano?
          Devido á sua capacidade de potencializar a restauração da síntese de ATP´s (Adenosina Trifosfato, a “moeda” energética de nosso metabolismo) o consumo regular de creatina auxilia no desenvolvimento de massa magra e força. Nesse contexto, ao atuar na recuperação do organismo após o estímulo de um treino intenso, a creatina irá gradativamente proporcionar ao indivíduo a capacidade de progredir em seus exercícios.
          Além da melhoria da capacidade do indivíduo nos treinos, a creatina atua  no desenvolvilmento da massa muscular devido ao acúmulo de água intramuscular, proporcionando um aspecto mais volumoso e denso á musculatura.
 
          Como a suplementação de creatina funciona?
          Esse é um suplemento que não possui ação imediata, ou seja, seu efeito é acumulativo. Portanto, é necessário que ao consumir creatina, seja todos os dias, independente de ser ou não um dia de treino.
 
          Como consumir?
          Quanto ao horário de consumo, as diferenças pré e pós treinos são mínimas, logo pode ser consumida em qualquer horário. No entanto, estudos comprovam que a creatina é melhor absorvida pelo organismo quando consumida com um carboidrato, a exemplo de maltodextrina, waxy maize ou dextrose.
          No quesito dosagem, 5g diários é o mais comum dentre a população não atleta. Existindo variações quanto a existência de um período de saturação de aproximadamente sete dias, a fim de aumentar rapidamente os niveis da substância no organismo e posteriormente matê-lo em taxas significativas com doses menores, porém diárias.
         
         Observa-se portanto, que o consumo de creatina pode ser benéfico para inúmeras pessoas. Procure um nutricionista e verifique se esse é o suplemento que poderá potencializar seus ganhos de acordo com suas necessidades e idividualidades biológicas.
 
Referências.
Escrito por: Nutricionista Vanessa Carvalho (Pós graduanda em nutrição clínica, esportiva, estética e fitoterápicos)
https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/1550-2783-4-6
http://www.ibict.br/
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