A importância do Aquecimento antes das atividades físicas

foto
04/12/2018
          Ao iniciar toda e qualquer atividade física é necessário que preparemos nosso organismo para tal. Uma da maneiras de se preparar para essa situação é realizar um aquecimento, o qual pode ser geral (realizando um exercício que recrute diferentes músuculos ao mesmo tempo) ou localizado (trabalhando membro por membro).
 
          O aquecimento geral consiste na realização de uma atividade motora em que o indivíduo possa movimentar a maior parte de membros de seu corpo ao mesmo tempo, a exemplo de uma caminhada em ritmo acelarado. O objetivo fisiológico desse tipo de aquecimento é pricipalmente obter um aumento da temperatura corpórea, afim de, favorecer a ocorrência de reações metabólicas. Visto que, a cada grau de temperatura aumentada o organismo humano aumenta em média 13% seu metabolismo. Além das questões metabólicas, o aquecimento geral é resposável pela liberação de substâncias que favorecem a elasticidade e a redução de atrito em as articulações, minimizando assim, os riscos de lesão durante o treinamento resistido com pesos, por exemplo.
 
          O aquecimento específico tem como objetivo o aumento da temperatura muscular, que ao contrário do que se pensa não é proporcional ao aumento da temperatura corpórea. Dessa maneira, a realização de movimentos especícos trabalhando a região a ser ativada pelo treinamento. Por exemplo: Na prática de um treino de musculação com enfâse do dia a musculatura dos ombros e peitoral, após realizar uma breve caminhada na esteira, pode-se fazer rotações de ombro com um carga mínima em diferentes posições para direcionar e preparar a musuculatura para o treinamento  resistido. Ademais, pode-se realizar algumas repetições no supino reto com uma carga baixa, com o objetivo de preparar o peitoral para o estresse do treino.
 
          Observa-se, portanto, que além de prevenir lesões o aquecimento (geral e localizado) é fundamental para o progresso saudável do indivíduo nas atividades físicas.
          Tem alguma dúvida? Converse com seu personal trainer ou faça contato conosco, será um prazer te ajudar a alcanlçar 
seu objetivos 

Fonte: http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/nos/mexa_se/imp_aque.htm
 
COPYRIGHT 2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS